workana alternatives- Escolha entre as plataformas Workana e Fiverr
Nos dias atuais, muitas pessoas buscam formas de ganhar dinheiro e com o advento da internet, é possível prestar serviços sem ter que sair de casa.
Abaixo veremos mais sobre um dos maiores sites de freelancer e os pontos positivos e negativos entre eles comparando-os.
Workana, o que é?
O Workana é confiável e é um site que oferece inúmeros trabalhos para os freelancers em áreas diversificadas como:
- Traduções e conteúdo;
- Aplicações mobile;
- Design de logo;
- Marketing digital;
- Assistente virtual;
- Desenvolvimento web;
- Multimídia e desenho;
- Consultoria de negócios;
- Criação de vídeos e outros.
Neste site há um aplicativo bem interessante chamado “Workana Time Report”. Nele, é possível o cliente acompanhar o tempo despendido pelo profissional para realizar o trabalho.
Para efetuar o Workana cadastro, e passar a utilizar a plataforma, você pode usar o site ou o aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente. Vale destacar que o Workana vagas é ilimitado.
Para o profissional realizar as buscas de Jobs, basta utilizar os filtros para especificar ainda mais o resultado da consulta.
A comunicação entre o cliente e o freelancer é realizada totalmente na plataforma.
O pagamento é realizado pelos clientes assim que é aprovado a proposta e somente é disponibilizado ao freelancer após o término do trabalho.
A comissão para o Workana Brasil varia de 12% a 15%, conforme o plano contratado.
Workana: como funciona?
A Workana oferece o plano FREE, que não tem custo algum, porém é um pouco limitado. O site contém 3 tipos de planos diferentes específicos para sua necessidade.
O pagamento referente a contratação do freelancer pode ser feito por meio de boleto bancário, PayPal e cartão de crédito.
O site da Workana vale a pena para quem já trabalha com isso, faz uma boa quantidade de trabalhos freelancer ou quer deixar o Workana entrar na sua renda mensal. Nesses casos o uso dos planos é indispensável.
Fiverr, o que é?
Nesta plataforma, é possível comprar e vender diversos tipos de serviços digitais. Ela foi criada em 2010 e possui milhares de usuários por causa da facilidade na utilização. Esta plataforma foi denominada de Fiverr por causa da nota de 5 dólares americanos e pelo fato da grande maioria dos serviços custarem 5 dólares.
Como funciona o Fiverr
Os profissionais ou freelancers podem inscrever-se de forma gratuita e assim vender e publicar seus serviços.
No Fiverr, o freelancer que publica e define os serviços que estão à venda e o cliente ao navegar na plataforma realiza a compra do serviço.Portanto, enquanto no Workana o cliente é quem cria o projeto e o freelancer que se candidata, no Fiverr é totalmente o oposto.
Nesta plataforma não é necessário aderir a qualquer tipo de plano, assim como também não precisa comprar créditos para vender ou comprar serviços.
Há diversos recursos e funcionalidades para vender os serviços na internet e uma grande vantagem do Fiverr é o contato direto com o cliente interessado. Neste marketplace, não existe leilão de trabalhos e ao freelancer cabe o papel de precificar o seu trabalho e este valor pode ou não ser negociável.
Quando o freelancer cria a conta no Fiverr, ele terá um link único para divulgar todos os seus serviços no site ou em redes sociais. Já os clientes podem dar notas aos freelancers e ficam expostas para todos aqueles que quiserem fazer a contratação do profissional.
A contratação por meio do site é segura e pode ser paga por PayPal e cartões de crédito, podendo inclusive solicitar o reembolso, caso haja algum problema. O Fiverr é gratuito, mas por cada venda é cobrada a taxa de 20%. Para o cliente também há uma taxa para ser paga.
Qual é a melhor opção?
Agora que vimos como é o serviço dos dois sites podemos dizer que as maiores diferenças entre eles são:
- A facilidade de utilização do Fiverr em comparação ao Workana alternatives;
- Apesar dos dois serem gratuitos, Workana com seus diferentes planos, limita a quantidade de trabalho para o plano gratuito, para que a compra de um plano seja vantajosa, enquanto o Fiverr é totalmente grátis;
- Apesar do Fiverr ter uma taxa de cobrança de 20% por cada venda enquanto a Workana varia de 12% a 15%, o Fiverr ainda assim vale mais a pena financeiramente já que se você quiser ter uma boa quantidade de trabalho, terá que assinar algum plano do Workana.
- No Fiverr o freelancer e o contratante tem contato direto, facilitando a comunicação e esclarecimento sobre o trabalho.